sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Tipos de diabetes

Por Juliana Malafaia :)

        Sou diabética tipo I desde os 6 anos de idade, e desde criança eu percebi que as pessoas não sabem muito bem qual a diferença entre os tipos de diabetes existentes, ouvi muitas perguntas como "O seu é o tipo grave?", "Você comia muito doce?", "Seus pais também são?" ou algo do tipo "minha vó também tem diabetes"...
Existem três tipos mais comuns de diabetes, a Diabetes Mellitus Tipo I, Diabetes Mellitus Tipo II e a Diabetes Gestacional. Todas são caracaterizadas por diferentes fatores fisiológicos e bioquímicos do corpo de cada um. Vou explicar melhor cada um dos tipos.



➣ Diabetes Mellitus Tipo I: Também conhecido como diabetes insulino-dependente, é caracterizado pela pouca ou não produção de insulina pelo pâncreas. É normalmente encontrado em crianças, adolescentes e adultos jovens ou em pessoas mais velhas como sequelas de doenças como câncer de pâncreas, acidentes ou problemas no aparelho digestivo.
O tratamento é feito pela administração de insulina exógena (droga fabricada por laboratórios da indústria farmacêutica) por meio de injeçōes diárias.

Os sintomas mais comuns em diabéticos tipo I não-diagnosticado são: fome excessiva, perda de peso em um curto período de tempo, enjôo, sede excessiva.

➣ Diabetes Mellitus Tipo II: Esse tipo de diabetes é encontrado em adultos e idosos ou em pessoas o obesas tanto jovens como adultos. É caracterizado pela dificuldade na ligação da insulina com as células, dificultando a entrada de glicose, causando a hiperglicemia (alta taxa de glicose no sangue), esse fenômeno é chamado resistência  insulinica. 


O tratamento é feito com o uso de remedios via oral que estimulam a produção de insulina pelo pâncreas ou fazem com que a insulina seja absorvida pelas células, porém o tratamento só é efetivo quando associado à dieta e atividade física. Quando apenas remédios orais não são suficientes, é necessária a administração de insulina.
Os sintomas mais comuns em diabéticos tipo II não-diagnosticados são: enjôo, sede excessiva, cansaço, tontura, fraqueza, perda de peso, destúrbios visuais e desmaios.



➣Diabetes gestacional: Esse tipo de diabetes é encontrado em mulheres no período gestacional, em que a insulina produzida por ela não é o suficiente para seu corpo que esta carregando o embrião. É comum que os níveis glicêmicos dela voltem ao normal após o nascimento do bebê.
O tratamento é definido de acordo com cada caso. Inicialmente o tratamento consiste em dieta e atividade física sendo ultilizado medicamentos somente quando não há o controle desejado não é alcançado.
Os sintomas podem ser confundidos com os sintomas da gravidez e é normalmente detectado no acompanhamento pré-natal.
Como rotina a gestante faz curva glicêmica para detectar diabetes gestacional a partir da 20ª semana de gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário