domingo, 17 de novembro de 2013

Os benefícios do exercício físico para o diabético.

Por: Luísa Borges


Não é novidade que o exercício físico faz muito bem à saúde. Traz vários benefícios aos sistemas respiratório e cardiovascular, fortalece os músculos, além da perda de peso.
Sabendo de todos os benefícios, como o exercício físico ajuda na prevenção e no tratamento de diabetes MT2?
                                 


O exercício físico tem o mesmo efeito que a insulina na captação de glicose. 
Para entender bem como isso acontece, temos que voltar um pouco e mostrar como a insulina funciona.


A insulina produzida no pâncreas é ativada quando os níveis de glicose e aminoácidos no sangue aumentam, logo após refeições. Seus efeitos consistem na captação de glicose, no bloqueio da produção de glicose e no aumento da síntese protéica. Tudo começa quando a insulina se liga a um receptor de insulina na membrana da célula (adiposa ou do músculo estriado). A ativação desse receptor resulta na autofosforilação de sua subunidade beta, em resíduos de tirosina desencadeando uma cascata de sinalizações que, por meio da ativação da proteína quinase B, convergem para que as vesículas que contem Glut-4 sejam transportadas do citoplasma para a membrana celular, permitindo assim a entrada de glicose na célula.


Atividades físicas praticadas constantemente (contração muscular) estimulam a entrada do Glut-4 (transportador de glicose 4) que consequentemente promove a captação de glicose, como na sinalização da insulina.
Existe uma enzima chamada de proteína quinase ativada por AMP (AMPK). O aumento dessa enzima, durante o exercício físico, para gerar ATP, promove a translocação do Glut-4 para a célula. Desse modo facilitando a entrada de glicose no músculo, semelhante ao que a insulina faz.  

Em um Diabético que tem um defeito na função da insulina para captação de glicose, o exercício físico consegue exercer essa função deixando assim a circulação com uma menor concentração de glicose, normalizando os índices glicêmicos.




Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário